domingo, 30 de janeiro de 2011

REPAINT PASSO A PASSO...


INTRODUÇÃO – Repaint (repintar)
O Repaint em bonecas pode ser considerado sim uma ferramenta importante e fundamental para criação de uma boneca Ooak (uma e única), Costumo pensar que com essa arte-técnica conseguimos criar a alma da boneca, pois sem rosto não se tem expressão e principalmente característica de personalidade que despertamos ao criar uma boneca.
Espalhados pelo mundo muitos artistas Ooaks abusam da técnica usando características pessoais em suas pinturas, tudo para criar uma boneca única e com suas próprias características e traços. Exemplo: Você pode abusar de uma maquiagem forte para uma boneca de personalidade forte, uma maquiagem leve para uma boneca de temperamento leve, enfim varia entre combinações de cores e traços e principalmente criatividade, fundindo tudo isso, podemos ter resultados incríveis a seguir com a atribuição de suas roupas, cabelos, acessórios e etc.
Para quem se inicia agora no mundo Ooak Repaint segue algumas dicas para um bom resultado.
1° Passo: PESQUISE E PRATIQUE.
* Uma boa dica por exemplo é comprar revistas que ensinam a desenhar (geralmente específica na capa: passo à passo de desenhar rostos, olhos e bocas). Pesquise, leia sobre as diferenças nos traços em figuras masculinas e femininas e treine bastante com papel e lápis para ganhar habilidade.
Quando estiver apto no desenho com lápis substitua o lápis por pincel e tinta para treinar e ganhar firmeza na mão com o pincel no papel, treine várias pinturas de olhos, sobrancelhas e bocas…
2° Passo: MATERIAL PARA REPAINT
.
*Para realizar um repaint iremos utilizar os seguintes materiais:
Uma boneca
Obs: Barbie ou amigas, Veronique, Tyler e etc
Removedor de esmalte (sem acetona) ou Acetona
Obs: Acetona remove a pintura original da boneca, mais deixa ressecado seu rosto, recomenda-se removedor sem acetona.
Cotonetes ou Algodão
Palitos de dente
Vernizes de acabamento fosco e brilhante
Obs: O da marca Acrilex (barato e tem um bom acabamento mais sai fácil), o da Golden (importado) é muito consistente e duradouro e seu preço vária pelos frascos.
Pincéis para pintura
Obs: Pincéis finos e de cerdas finas, recomendados são da marca Condor 0 e 000, cerdas pequenas e perfeitas para fazer repaint.
Tintas Acrílicas cores primárias (Branco, preto, azul, amarelo, vermelho e etc)
Obs: Eis a pergunta de todos, em qual marca de tinta utilizar. Hoje no mercado temos a da marca Acrilex que é barata, tem várias cores mais precisa ser diluída em água para ser utilizada no repaint. Temos a Daiara, outra muito boa que já vem diluída (embora eu a dilua mais) e tem muitas cores e o preço também é muito bom, variável de série. Mas o top em matéria de repaint, Golden Fluids (importado), perfeitas para repaint, já vem diluídas, embora seus preços variam de cada cor ou série.
3° Passo: PROTÓTIPO
*Tendo treinado bastante e com uma idéia de repaint em mente, com lápis desenhe sobre o papel seu protótipo de repaint, depois escolha as cores e pinte com tinta ou lápis de cor seu desenho do rosto, para que se possa ter um roteiro a seguir ao longo do processo. Tenha em mente antes de tudo, paciência, persistência e em média 3 horas para se dedicar, afinal são detalhes pequenos a serem pintados e precisa de sua total atenção e dedicação nesse tempo. E qualquer erro não tenha medo, apague e comece de novo! Só assim se consegue chegar ao resultado esperado!
4° Passo: O ÍNICIO
*Com o contonete molhe no removedor de esmaltes e passe no rosto da boneca sem medo, repita o passo até que se tenha um rosto sem feições e nenhum vestígio de tinta antiga. Lave em seguida com água e sabão o rosto para que tire o cheiro e o resto de tinta, daí estamos prontos para começar. Amarre o cabelo da boneca todo para trás para que não o atrapalhe na hora da pintura.
5° Passo: REPAINT
*Começaremos a pintar primeiro pelo globo do olho (parte branca), com tinta branca e pincel passaremos uma camada fina ressaltando a cor branca nos olhos, se borrar (que é o natural) com o palito de dente vamos fazendo o contorno e tirando as rebarbas para que fique bem delineado.
*Logo com a cor desejada (geralmente são de duas cores mescladas), faremos o Makup da doll (sombra nos olhos) sempre camadas finas para que não fique grosseira a pintura, respeitando a parte do globo ocular que acabamos de pintar.
*Depois com a tinta preta com todo o cuidado do mundo, faremos o contorno do olho como se fosse um lápis de olho ou delineador (o desafio aqui é deixa-los iguais nos dois olhos).
*Logo após se define para qual lado a boneca vai olhar e assim logo se pinta com a cor desejada imitando os olhos, (geralmente um tom mais claro para o globo dos os olhos e um outro mais escuro para o contorno dos mesmos) tudo para parecer mais reais na boneca.
*Depois com o a cor preta vamos marcar mais uma vez a parte de cima dos olhos (cílios) dando um olhar mais penetrante, seguidamente com o surgimento de cílios superiores e inferiores, dando um ar mais feminino ao rosto, ainda aproveitamos a cor preta no pincel e fazemos um pinguinho imitando a “menina” dos olhos da boneca.
*Com a cor branca fazemos um pinguinho na “menina” dos olhos da boneca para que seu olhar tenha brilho assim como os reais. E se preferir ainda arrisque com o dobro de cuidado detalhes na íris do olho em branco ou cor mais clara.
*Terminado os olhos partiremos para as sobrancelhas, a cor tem que ser de acordo com o tom de cabelo que ela tem, mais não tão escuro quanto. Como provavelmente você já é um(a) expert em matéria de sobrancelha, arrisque levemente e retire tudo que for excesso com o palito de dente até que fique iguais e definidas.
*Terminando assim, partiremos para a boca usando as cores certas. Ai vai minha dica: Existe uma regra na maquiagem, Makup claro, baton escuro. Makup escuro, baton claro, se arriscar o contrário verás que essa regra se aplica sim, pois se o trabalho de maquiagem nela fica muito estranho!
*Se a Bonecal for molde Mackie (boquinha fechada) use somente a cor do baton desejado mas um tom mais escurinho para causar um efeito de profundidade na boca. Agora se a doll for Smile (boca aberta sorrindo) usaremos o branco para pintar os dentes, mais dois tons de baton para que se cause um aspecto de profundidade no sorriso, lembre-se sempre pintando com leveza para que não fique de forma brusca a pintura no lábios.
*Último passo do repaint, blush. O blush você pode usar um pinginho bem pequeno de tinta vermelha e espalhar com o dedo ou contonete, ele costuma manchar bastante, então utilizo rouge de maquiagem mesmo! Pois tem o mesmo efeito sem ter o risco de perder o trabalho. Costumo com o cotonete fazer um pingo no rosto da boneca e depois tirar o excesso com o dedo até que fique natural.
6° Passo: SELANDO A PINTURA
*Alguns artistas costumam selar seus repaints para que eles durem durante anos, outros não. Esse passo não é obrigatório, por isso fica ao seu critério segui-lo ou não.
Para selar a pintura certifique-se que seus pincéis estão extremamente limpos e sem nenhum vestígio de tinta, só depois mergulhe no verniz fosco e retire bem o excesso e só passe em cima da parte onde foi pintada, pois mesmo sendo fosco o verniz ele tem brilho mesmo depois de seco. Costumo passar o verniz brilhante apenas nos lábios da boneca e na pupila dos olhos para que ganhe ainda mais brilho e assim a pintura dure muito mais tempo.
7° Passo: LIMPEZA
*Depois do repaint pronto costumo fazer uma limpeza de pele na boneca, mergulhe um outro contonete no removedor de esmalte e passe com cuidado no rosto da boneca, costuma ficar sujo a parte do queixo dela e testa, nariz por tanto para ter um trabalho finalizado com categoria o importante é se certificar que esteja limpo e sem odores e pronto! Sua boneca está de cara nova e pronta para receber novos apetrechos e roupa e ser uma Ooak completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário